5 dicas para estabelecer metas saudáveis em 2022

Não há melhor hora para começar a adotar hábitos mais saudáveis que irão te ajudar a se sentir melhor e viver por mais tempo.

Se você tem diabetes, doença cardíaca, artrite ou outra condição, há muitas coisas que você pode tentar administrar sua saúde. Desde nutrição e exercício até sono e gerenciamento do estresse. 

Tudo isso e muito mais pode ter um poderoso impacto em seu bem-estar físico e mental, de acordo com Cristiane Baronto, nutricionista da empresa Nutriendo, que ajuda pacientes com distúrbios metabólicos, diabetes, problemas cardíacos, pulmonares e outros problemas médicos.

Aqui estão algumas dicas que ela oferece para planejar o estabelecimento e o alcance das metas de saúde:

Jogue com seus pontos fortes

O que você acha satisfatório? Você se entusiasma em terminar o que você começou?  Mantenha seu primeiro objetivo simples. Escolha um para “check” antes de assumir mais compromissos com si mesmo. Isto o ajudará a construir a sua confiança para o seu próximo objetivo.

Você gosta de um desafio? Se você está ansioso para aumentar a sua carga, vá em frente.

Qualquer que seja seu estilo pessoal ou nível de ambição neste momento, jogue com seus pontos fortes quando estiver estabelecendo seus objetivos. Nunca esqueça de conferir se você está tendo retorno destas metas, afinal um acompanhamento é crucial para que você alcance bons resultados.

Dê prioridade para certos momentos

Considere uma área “grande” a ser trabalhada que terá o maior impacto em seus objetivos.

Carregar peso extra é um fator de risco para muitas condições sérias e às vezes limitadoras da vida, como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. De acordo com o CDC, estar acima do peso ou ter um IMC acima de 30, pode até levar a casos mais graves. 

Fumar ou vaping é outra área que vale bem sua atenção, já que deixar o hábito pode reduzir seu risco de desenvolver câncer, problemas respiratórios e uma miríade de outros problemas de saúde.

Se você está com um peso saudável e não fuma, concentre-se em uma área que você sinta que será mais significativa (por exemplo, escolhas nutricionais, atividade física, saúde mental, entre outras opções).

Rasteje, caminhe, corra e comemore!

Sabemos que qualquer mudança não acontece de uma hora para outra, por isso fique tranquilo. Dê passos pequenos em direção à mudança que irá fazer. E não desanime se você tiver uma semana ruim. Use-a como motivação para começar de novo no dia seguinte.

Tenha certeza de que seus objetivos são:

  • Específicos ou Significativos.
  • Mensuráveis ou Significativas.
  • Atingível ou Orientado para a Ação.
  • Relevante ou Recompensador ou Realista.
  • Temporais ou Rastreáveis.

Se perder peso é seu objetivo principal, procure perder entre meio quilo ou até dois quilos por semana. Estabeleça uma das metas mencionadas acima com foco na dieta ou exercício para ajudá-lo a chegar lá. Por exemplo, beba um copo de água antes de cada refeição ou faça uma caminhada de 10 minutos após o jantar. Estes se encaixam nos critérios citados e podem ajudar você a fazer incursões na perda de peso.

Lembre-se que pode levar alguns dias ou até mesmo semanas para ver uma diferença, então comemore seus marcos. Dê crédito a si mesmo por ter chegado tão longe em vez de olhar apenas até onde você tem que ir.

Atenção para seu sistema de apoio

Se você tiver qualquer tipo de condição de saúde, certifique-se de verificar com seu prestador de serviços para obter primeiro conselhos – especialmente antes de mudar sua dieta ou rotina de exercícios.

O seu médico (ou um especialista que o ajude a administrar doenças cardíacas, diabetes ou outras condições crônicas) é um grande parceiro que pode oferecer orientação e discernimento, afinal ele sabe do funcionamento  do seu corpo e como ele te dará respostas.

Use ferramentas que combinem com seus objetivos e estilo. Existem vários dispositivos fitness de custo relativamente baixo e aplicativos gratuitos que estão disponíveis para ajudá-lo a acompanhar uma variedade de metas de saúde. Você também pode escolher ferramentas baseadas físicas ou digitais para estabelecer metas.

De acordo com Pedro Amorim, diretor da Estação Indoor, uma empresa de marketing digital com foco no ramo da Saúde, hoje é possível encontrar diversos aplicativos que podem ajudar nessa construção de metas, não importando se é perda de peso, ganho de massa muscular, definição localizada, entre outras opções e completa dizendo: “Tem sempre uma boa opção para sua necessidade”.

Muitos exercícios e outras aulas de saúde também estão agora online. Você pode encontrar um grupo ou sessão em uma plataforma virtual que o ajudará a se sentir conectado a outras pessoas que também estão tentando se tornar saudáveis. Mais uma vez, certifique-se de verificar com seu médico sobre qualquer novo plano de exercícios para ter certeza de que é o mais adequado para você.

E uma dica que é muito importante e ajuda no dia a dia é conversar com seus amigos ou familiares para se manter responsável por seus objetivos. Como se fosse um bônus. O seu exemplo poderá ser a motivação que eles precisam para perseguir suas próprias metas.

Tenha uma visão mais longa

Pergunte-se: “Por que eu quero fazer esta mudança?”. Sua resposta pode ajudá-lo a permanecer motivado se as coisas ficarem difíceis.

Você quer passar tempo de qualidade com os seus filhos ou netos? Faz trabalho voluntário? Tem algum passatempo favorito?  Experimentar coisas novas?  Estabelecer e alcançar objetivos de saúde pode ajudá-lo a manter-se física e mentalmente apto para o que quer que seus planos possam incluir. 

Vale lembrar que mesmo que você não consiga fazer um pouco ou tudo o que deseja neste momento, seu trabalho hoje pode prepará-lo para quando você puder.

Finalmente, que hábitos você quer manter para o resto de sua vida? Olhe para amigos ou familiares mais velhos que você pode querer imitar à medida que você chegar à idade deles. Veja-se fazendo e praticando escolhas de estilo de vida saudável agora que o levarão bem para o futuro.

Esperamos que este pequeno guia possa te ajudar a ter uma vida muito mais saudável. Você tem mais alguma dica? Deixe aqui nos comentários. Queremos saber a sua opinião.

Deixar uma resposta